quarta-feira, 10 de outubro de 2012

LAGOA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS

A lagoa de captação do bairro de lagoa nova em potilândia serve de depósito de lixo e
entulho jogado pelos próprios moradores;hoje eu flagrei até restos de sanitários jogados
na borda da lagoa.Os orgãos competentes da nossa cidade qual é da responsabilidade da
prefeitura do Natal deveriam colocar fiscais,placas de advertẽncia sobre os danos caudados
pelo lixo ao lençol freático e também colocar caçambas para a coleta do lixo produzidos.
Infelizmente algumas pessoas teimam em colocar lixo,algiumas sabendo dos danos que este
lixo pode causar ao nosso lençol freático que já está bastante contaminado com o nitrato .As
nossas autoridades deveriam tomar medidas educativas e repressivas a esta agressão ao
nosso meio ambiente já tão agredido.



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A CAATINGA

A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro,o principal da região nordeste.ocupa
844.453 km²,o que representa 11% do país.É a área brasileira com menor número de
estudos científicos,mas,mesmo assim,os dados mais atuais indicam uma grande riqueza
de ambientes e espécies,com 932 tipos de plantas,148 mamíferos e 510 aves,sendo muitas
delas exclusivas do bioma.A região abriga atualmente cerca de 28 milhões de pessoas,
sendo grande parte desta população carente e que necessita usar os recursos naturais
locais para sobreviver.As famílias da zona rural buscam nas plantas da caatinga remédios,
alimentos para pessoas e animais,material para construção de casas e abrigos para animais
domésticos,combustivel e produtos para comercialização e geração de renda,além de produtos
ornamentais.Os recursos naturais são,portanto,fundamentais para a manutenção da vida das
populações locais.A caatinga apresenta extensas áreas degradadas,sendo um dos biomas mais
ameaçados e alterados do país,principalmente devido ao desmatamento e queimadas.Sua conservação está intimamente associada ao combate à desertificação,processo de degradação
ambiental que ocorre em áreas áridas,semi-áridas e subúmidas secas,visto que,no Brasil,62%
das áreas susceptíveis à desertificação estão em zonas originalmente ocupadas por caatinga e
muitas delas já estão bastante alteradas.A proteção e utilização sustentável de seus recursos e
processos naturais são fatores necessários para impulsionar o desenvolvimento da região e
melhorar a qualidade de vida das populações locais.




quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ENCEA

Diretrizes para Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de conservação.


Os impactos sobre os recursos naturais no Brasil,com maior intensidade sobra a biodiversidade,
estão prsentes em todos os biomas,em decorrência,principalmente,do desenvolvimento desorde-
nado de atividades produtivas.Ecossistemas saudáveis e clima estável são essenciais ao bem-estar
e ao desenvolvimento humano,mas ambos encontram-se severamente ameaçados.A degradação do
solo,a poluição atmosférica,a contaminação dos recursos hídricos,os processos de desertificação e
as mudanças climáticas são alguns dos impactos negativos de grande repercussão sobre o ambiente
e a vida em todas as suas manifestações.Para enfrentar esse quadro é essencial o desenvolvimento de
toda a sociedade,comunicando,educando e interagindo sobre estratégias para a mitigação e o equacio
namento desses dilemas,com vistas à consolidar a participação e a sustentabilidade socioambiental.


Isabella Mônica Vieira Teixeira

ministra do Meio Ambiente

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O BRASIL É O PAIS QUE MAIS CAEM RAIOS NO MUNDO.

A incidência de raios cresceu em média 11% nas cidades com população acima de 200 mil habitantes,de acordo com os dados mais recentes do ELAD(Grupo de Eletricidade Atmosférica),núcleo do INPE(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais),segundo Osmar Pinto Jr.,
coordenador do grupo.Com base em dados de satélites,o ELAT informou o ranking mundial na
incidência de raios,com 57,8 milhões de ocorrências por ano o Brasil ocupa o primeiro lugar,seguido
pela República Democrática do Gongo,com 43,2 milhões,pelos Estados Unidos,com35 milhões,pela
Austrália,com 31,2 milhões,China,com 28 milhões e India ,com 26,9 milhões.

dados retirados do R7.com

domingo, 4 de dezembro de 2011

ASTEROIDE " VESTA"

O asteróide Vesta abriga uma montanha tres vezes maior que o monte Everest,de acordo com uma nova imagem tirada pela espaçonave DAWN da nasa.Com cerca de 529 km de largura Vesta é o segundo maior corpo no principal cinturão de asteróides do sistema solar.Um anel de sobras da formção do sistema solar situado entre as órbitas de Marte e Júpiter.Em verdade Vesta é considerado um protoplaneta-um planeta bebê cujo crescimento foi prejudicado por interações gravitacionais com Júpiter,este gigante de gás que conhecemos hoje.Dawn entrou em órbita de Vesta em julho e vai ficar um ano coletando dados antes de se mover em direção ao planeta anão Ceres,o maior corpo do cinturão de asteróides.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CARTA DA TERRA

Somos filhos(as) da terra! Hoje temos consciência de que a vida do ser humano está intimamente ligada com a vida de nosso planeta terra.Não existirá futuro para a vida humana ou cósmica-ecológica se não mudarmos a maneira como nos comportamos em relação ao meio ambiente.Ao longo da história,nossa intervenção tem sido predatória e destruidora.Necessitamos de um novo olhar e um novo modelo de relacionamento com todos os seres e com a própria terra.Oxalá "que nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência diante da vida,por um compromisso firme de alcançar a sustentabilidade,pela rápida luta pela justiça,pela paz e pela alegre celebração da VIDA"(carta da terra).


Leo Pessini,Camiliano
pessini@saocamilo-sp.br

sábado, 29 de outubro de 2011

COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA -ADALBERTO ANTÔNIO VARELA-FREIRE



A coleção Entomológica "Adalberto Antônio Varela-Freire" do centro de Biociências,foi criada no ínicio da década de 1980.Está locada numa sala do Departamente de Microbiologia e Parasitologia onde permanece até os dias de hoje.Atualmente a coleção está sendo reformada,tendo seu acervo catalogado em programas de banco de dados para melhor acessar as informações.Todo material está sendo revisado para disponibilizar á comunidade científica este magnífico patrimônio.O objetivo é catalogar todo o acervo e incrementá-lo a partir de outras coleções que tenham registros da entomofauna potiguar.Tornar a coleção acessível á comunidade científica.Até o presente foram contabilizados 15778 insetos de 20 ordens,distribuídos em grande maioria em via úmida.A ordem Trichoptera ainda está sendo contabilizada e organizada.Todos os livros de tombo estão sendo digitados em planilhas eletrônicas.