terça-feira, 12 de abril de 2011

EMAS

As emas,são grandes aves terrestres,onívoras e de hábito gregário.Portance ao grupo bem particular das aves corredoras,sua origem é muito antiga,tendo-se achado fósseis que datam do plioceno superior,há cerca de 10 milhões de anos.São naturais da América do Sul e consideradas as maiores aves do continente americano.No Brasil,estas aves eram abundantes e habitavam regiões de formação vegetal aberta em quase todos os estados.Atualmente,entretanto,restringem-se a limitadas áreas com pequenos efetivos,devido à destruição de seus habitats e a caça predatória.

CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA

A ema pertence ao grupo das ratitas(ave com esterno desprovido de quilha ou carena)e tem a seguinte classificação:

Classe; Aves
Subclasse:Neornithes
Superordem:Paleongnathae
Ordem:Rheiformes
Família:Rhea
Espécie:Rhea americana
Subespécies:
Rhea americana americana
Rhea americana intermedia
Rhea americana albescens

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Rhea americana americana: É a subespécie que ocorre na região Nordeste do Brasil.Vulgarmente é mais conhecida com a denominação de ema caatingueira ou ema do Nordeste.Esta ave vem se tornando rara nesta  região.
Rhea americana intermedia: Esta subespécie ocorre,no Uruguai e no Brasil,incluindo os estados do Rio Grande do Sul,São Paulo,Minas Gerais,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Rhea americana albescens:Habita as áreas do Norte até a Patagônia na Argentina,Sul da Bolívia e região sudeste do estado do Mato Grosso,no Brasil.

Um comentário:

Aurora Officialis disse...

Muito interessante esse post que achei aqui. Buscava mais informações sobre a ema-caatingueira. Obrigado!